sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Redações: R4 Oficina

Aluna: A.C.S.O.    3º ano
Tema: Os efeitos da redução da maioridade penal

A cada dia a criminalidade no Brasil aumenta. O índice de homicídio pelo país está relevante e alguns desses atos têm a participação de menores. A procura de uma solução, governantes discute a possibilidade da redução da maioridade penal. Que seria um ato contraditório com o Estatuto da Criança e do Adolescente. E que também atrapalhariam a formação de pensamento do menor sobre a sociedade.
Jovens que moram em periferia com classe social baixa são mais influenciados a entrarem para o mundo do crime. No congresso nacional, governantes se reuniram para discutir a redução da maioridade penal de dezoito para dezesseis anos, com o objetivo de diminuir a criminalidade. Porém, o sistema prisional está precário e sem condições para suportar mais pessoas. A redução não afasta os jovens do crime e sim desperta maior raiva.
O Estatuto da Criança e do Adolescente já aplica uma lei que prevê seis medidas educativas a jovens que cometem crimes. No artigo 15 do ECA é previsto direito a liberdade ao respeito e a dignidade com pessoas que estão em processo de desenvolvimento.
Para que possamos tirar o jovem do crime é necessário que o governo invista na educação, propondo aulas e atividades extras para aqueles com maior tempo livre. A participação dos pais é importante para o desenvolvimento e para o comportamento dos adolescentes. A mídia pode ajudar com divulgação das medidas educativas previstas pelo ECA para que os jovens estejam cientes das punições caso infrinjam a lei. Dessa forma seria possível reduzir o número da criminalidade no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário